No mundo dos negócios, há uma diferença entre gerar faturamento e gerar equity. Enquanto o primeiro conceito está mais ligado às finanças, o segundo diz respeito à percepção de valor.
Pode parecer um tanto abstrato, mas entender essa ideia é fundamental para empreendedores que almejam o sucesso. Isso porque marcas de valor ganham escala, aumentam a penetrabilidade no mercado e, por consequência, geram mais renda aos envolvidos e maior expectativa de retorno aos investidores.
Portanto, neste artigo, vamos explicar o que é equity e qual é a importância para as organizações. Também apresentaremos uma alternativa para você garantir mais equity no seu negócio. Acompanhe!
Afinal, o que é equity?
Equity é um termo em inglês para se referir ao patrimônio líquido de uma empresa. Basicamente, ele designa o valor de um ativo após as obrigações financeiras terem sido pagas.
Por exemplo: no contexto financeiro, a equity é usada para se referir à participação acionária que os investidores têm na organização. Assim, se o negócio tem um patrimônio total de R$ 1 milhão, mas R$ 200 mil em dívidas, a equity será de R$ 800 mil.
Um investidor com 10% das ações dessa empresa, então, terá participação de R$ 80 mil na equity.
Quais são os tipos de equity?
Mas essa é apenas uma das definições. No fim das contas, o significado de equity depende do contexto. A saber:
Contabilidade
Com fins contábeis, a palavra equity é usada para se referir à parcela de um ativo que pertence aos proprietários ou acionistas após o pagamento de todas as obrigações. Isso inclui o capital próprio da empresa, também conhecido como patrimônio líquido.
Ou seja: trata-se da diferença entre o valor total dos bens e direitos da organização e suas obrigações, conforme registrado em seu balanço patrimonial.
Finanças
Agora, quando se trata de investimentos, equity se refere ao direito de propriedade da empresa, seja ela de capital aberto ou fechado.
No caso das organizações de capital aberto, a posse das ações negociadas na bolsa de valores confere ao comprador alguns direitos. A depender do título adquirido, o acionista pode votar em assembleias, ter prioridade no recebimento de dividendos etc.
Exemplos de equity
Cabe acrescentar que o equity nem sempre está relacionado diretamente ao balanço financeiro, embora esse seja um ótimo indicador do valor da empresa. Alguns exemplos além das cifras incluem:
- O número de sócios (pois isso denota credibilidade no mercado);
- O valor simbólico da marca;
- A presença em fundos de investimento, mesmo quando a empresa não abriu capital nas bolsas de valores.
Dito isso, você deve estar se perguntando como funciona o equity no mundo dos investimentos, certo? Bem, há diferentes modalidades, tais como:
Private equity
Investimento em empresas já consolidadas, com o objetivo de aprimorar sua administração e impulsionar seus negócios, visando à futura venda de ações ou abertura de capital.
Venture capital
Investimento em negócios que estejam em fase inicial, principalmente startups, com o propósito de ajudá-los no desenvolvimento da gestão e maximizar seus lucros em uma possível venda futura.
Equity crowdfunding
Financiamento coletivo em que diversas pessoas se tornam sócias de pequenos e médios negócios, com o objetivo de alavancá-los e torná-los mais rentáveis.
Como gerar equity na empresa?
Depois de toda essa explicação, fica a pergunta: como garantir mais equity no seu empreendimento?
Bem, sabemos que toda empresa precisa investir constantemente na operação para manter as atividades. Pode-se injetar recursos próprios, ou mesmo ir atrás de novas fontes para financiar projetos e expandir a participação no mercado.
Nesse sentido, gerar equity significa criar conexão com pessoas que acreditem no valor da marca. É, basicamente, oferecer algum retorno – seja resultados financeiros para os investidores, seja valor agregado para o público final.
E como conquistar isso?
Sempre é bom lembrar que um produto ou serviço existe para atender às necessidades dos consumidores. Se a empresa facilita a vida de alguém, resolve problemas ou simplesmente responde dúvidas, tem tudo para se tornar uma marca com alto valor agregado. Logo, gerar equity oferecendo conteúdo útil ao público consumidor é uma das formas de elevar o valor do negócio.
Outra forma de agregar valor à marca, talvez a mais importante, é gerar equity tendo um ecossistema proprietário para entrega do produto digital. Muitas empresas têm um ótimo conteúdo, geram ótimo fluxo de caixa e são saudáveis financeiramente, mas utilizam plataformas de terceiros em suas operações. A dependência destas plataformas impacta negativamente na percepção de valor por parte dos investidores de equity, o que acaba dificultando para o empresário captar investimentos ou vender seu negócio neste mercado.
Como gerar equity com conteúdos digitais
Os infoprodutos – ou produtos digitais – são justamente soluções que entregam algum tipo de informação de qualidade. Estamos nos referindo a cursos on-line, webinars e e-books. Resumindo, são formatos que ajudam a divulgar ideias e sanar questionamentos.
Saiba mais: Infoprodutos – o que são e como empreender nesse mercado
Esse tipo de conteúdo é ótimo para construir autoridade. Afinal, conhecimento compartilhado mostra que a empresa domina aquele assunto, podendo tornar-se uma referência confiável.
Isso sem contar o alto poder de alcance. Imagine só: um único webinar pode atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo, levando o nome da marca a diversos leads. É geração de impacto com otimização de recursos.
Mas como não depender de plataformas terceirizadas para distribuir o material on-line sem comprometer as finanças da empresa com o desenvolvimento de aplicativos próprios? Felizmente, existe uma solução para isso.
Gerando equity com a Entrega Digital
Já sabemos que para gerar mais equity, é preciso ter uma plataforma proprietária. Só que aí surgem outras despesas com tecnologia, gerenciamento de produto, programadores e custeio de servidores, por exemplo.
É para mitigar esses problemas que existe a Entrega Digital. Nós fornecemos uma solução que ajuda você a obter seus aplicativos proprietários para a distribuição de infoprodutos. E é claro: o preço sai bem mais acessível.
A partir de um backend único, criamos apps nativos (iOS, Android e Web) diferentes para cada cliente. Dessa forma, nossa equipe consegue finalizar um projeto incrível, com funcionalidades testadas e validadas, em menos de 60 dias.
O resultado é que você pode focar em gerar conteúdo e manter sua comunidade, sem depender de terceiros. Além da propriedade dos aplicativos, você também fomenta o remarketing dentro da própria plataforma sem custos diretos. Tudo isso é fundamental para os investidores enxergarem mais valor. Resumindo, mais equity!
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