Um dos ativos mais importantes da economia é o conhecimento. Por isso, cada vez mais criadores de conteúdo recorrem ao desenvolvimento de infoprodutos, um jeito de levar informações úteis ao público.
Quer saber como você pode entrar nesse mercado? Siga conosco.
Afinal, o que são infoprodutos?
Infoprodutos são produtos digitais. Estamos falando de e-books, cursos on-line, lives e webinars, entre outros. Basicamente, são conteúdos que oferecem algum tipo de informação aos consumidores.
Esses produtos se tornaram populares na internet porque trazem algo útil ao público, muitas vezes de graça ou a preços bem acessíveis. E o melhor é que as pessoas nem precisam sair de casa para aprender sobre o assunto de seu interesse.
Vale lembrar que diversos criadores de conteúdo fazem e vendem os próprios infoprodutos. Essa é uma forma de estabelecer presença no meio digital, além de construir autoridade. Isso porque, ao compartilhar conhecimento valioso com a audiência, esses profissionais se tornam uma referência confiável.
Qual é a diferença entre produto e infoproduto?
Em termos práticos, podemos dizer que um produto é um item físico como roupas, alimentos e acessórios. Ou seja: ele é fabricado, armazenado em estoque e comercializado numa loja até chegar aos consumidores.
Já infoproduto é sinônimo de produto digital. Ele existe na tela de um dispositivo eletrônico, como o computador ou o celular.
Quais são os infoprodutos mais vendidos?
Como nem todas as empresas revelam dados internos, não existem números consolidados sobre os infoprodutos mais vendidos. Ainda assim, com base em alguns levantamentos do setor, podemos elencar os segmentos mais populares da internet. Confira alguns deles:
Educação financeira
Infoprodutos dessa categoria ensinam as pessoas a cuidar do próprio dinheiro. Há desde modelos de planilhas financeiras até cursos que orientam sobre os melhores investimentos do mercado.
Saúde e bem-estar
E-books com receitas saudáveis, programas de treinamento físico e até guias de meditação são opções para quem busca melhorar a qualidade de vida.
Negócios e carreira
Nesse nicho entram, principalmente, os cursos de desenvolvimento pessoal e profissional. É possível vender cursos e materiais sobre gestão de empresas, marketing digital, vendas e muito mais.
Relacionamento e sexualidade
Muita gente tem dificuldade de encontrar o parceiro ideal, ou então de se abrir para novas experiências afetivas. Sendo assim, especialistas da área acabam conquistando bastante público com infoprodutos que trazem dicas de relacionamentos.
Veja também: Suba o Nível dos Seus Infoprodutos com a Gamificação
E quais são os melhores formatos?
O infoproduto certo é aquele que transmite a mensagem que você quer passar. Portanto, o formato mais adequado vai depender das características do seu público-alvo.
Alguns exemplos incluem cursos on-line (com aulas pré-gravadas ou ao vivo) e e-books. Lembrando que a experiência do consumidor final dos infoprodutos pode ser mais positiva estando em uma boa plataforma de entrega do conteúdo digital.
Como funcionam a venda e a entrega de infoprodutos?
A distribuição de infoprodutos geralmente ocorre por meio de uma plataforma eletrônica. Funciona do seguinte jeito: o criador de conteúdo elabora o produto digital e o disponibiliza em uma site específico para esse fim – Hotmart, Eduzz ou Entrega Digital, entre outros.
A partir daí, os clientes podem pesquisar o produto e adquiri-lo via site ou aplicativo da plataforma. Então basta fazer download do arquivo ou acessar a área de membros on-line para ter acesso ao conteúdo.
Cabe destacar que a venda de infoprodutos tem aumentado significativamente nos últimos anos. De acordo com relatório da consultoria Global Marketing Insights, o mercado global de e-learning passou dos US$315 bilhões em 2021 e deve crescer 20% ao ano até 2028.
Isso indica que a venda de produtos digitais ainda tem muito potencial para criadores de conteúdo que queiram oferecer informação de qualidade aos consumidores.
O que é uma plataforma de infoprodutos?
Uma plataforma de infoprodutos é uma ferramenta on-line que permite aos criadores de conteúdo vender seu material de maneira fácil e eficiente. Esses sites funcionam como uma loja virtual, oferecendo recursos que incluem criação de páginas para o catálogo de produtos, processamento seguro de pagamentos, gerenciamento de acessos e relatório de vendas.
Além disso, muitas plataformas de infoprodutos oferecem recursos adicionais, como integração a outras ferramentas e a criação de comunidades de membros. Isso ajuda a construir e estreitar laços com os clientes.
Porém, as plataformas famosas costumam cobrar um percentual salgado em cima de cada venda. Sem contar que os recursos de personalização podem ser limitados. Desse modo, muitos criadores de conteúdo preferem aderir a uma plataforma própria.
Saiba mais: Como gerar equity com vendas de produtos digitais
Vantagens de usar uma plataforma própria para infoprodutos
Quando você deixa de anunciar numa plataforma de terceiros, passa a ter mais controle sobre a venda e a entrega de seus infoprodutos. Isso garante inúmeras vantagens, tais como:
Apps personalizados
Uma plataforma própria permite personalização total do design e das funcionalidades do app para atender às suas demandas específicas.
Flexibilidade
Com tamanha personalização, você ganha flexibilidade para alterar e incrementar o projeto sempre que necessário.
Mais lucratividade
Sem intermediários entre o público e o conteúdo, o faturamento com os infoprodutos é todo seu.
Quanto custa ter uma plataforma própria de infoprodutos?
Desenvolver uma plataforma para infoprodutores do zero pode sair muito caro. Mas é aí que entra a Entrega Digital.
Nós investimos pesado num sistema que ajuda você a ter seus aplicativos de infoprodutos. O backend é único, mas os apps nativos (iOS, Android e Web) são desenvolvidos como um projeto diferente para cada cliente.
Dessa forma, conseguimos entregar um projeto incrível, com funcionalidades testadas e validadas, em menos de 60 dias. E tudo isso por um preço bem mais acessível, se comparado a criar uma plataforma do zero.
E então: quer ter sua própria plataforma de infoprodutos, personalizada e disponível nas lojas de apps da Apple e do Google? Fale com um especialista da Entrega Digital. Estamos à disposição no WhatsApp (51) 99150.1114.